VITORINO RODRIGUES




Vitorino Rodrigues é licenciado em letras Português e Inglês, pela Universidade Federal do Piauí, e especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Piauí. É professor de Língua Portuguesa concursado pela Prefeitura de Teresina, desde o ano de 1998, e pelo Governo do Estado do Maranhão, na cidade de Timon – Ma, desde o ano de 2004. Além da profissão de professor, Vitorino também é ator, produtor cultural, poeta e dramaturgo.


A partir do ano de 1996, iniciou sua carreira como ator, quando estreou no espetáculo Barrela, de Plínio Marcos e direção de Adalmir Miranda, pelo Grupo Corpos de Teatro. Em 1998, então no Grupo Alla de Teatro e Dança,  criou o projeto Teatro para Vestibular que consistia em adaptações de textos literários para a linguagem teatral para apresentações em escolas. Por este projeto foram montados os espetáculos Vidas secas, de Graciliano Ramos; O tempo conseqüente, de H. Dobal; A jangada de pedra , de José Saramago; Lírica de Camões, de Luís Vaz de Camões; Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa;  Ataliba o vaqueiro, de Francisco Gil Castelo Branco; Um manicaca,  de Abdias Neves; e O alienista,  de Machado de Assis. No ano de 2002, estreou, ainda pelo Grupo Alla de Teatro e Dança, o infantil Dona Bruxa faz a festa.


Em 2005,  integrou o elenco dos espetáculos Circo desmontado, texto de Raimundo Dias e direção de Roger Ribeiro, e Um brasileiro no céu, texto de Carlos B. Filho e direção de Roger Ribeiro, ambos pelo Grupo Proposta de Teatro, de Timon - Ma. Em 2007 estreou o espetáculo 17 minutos antes de você, pela Truá Cia de Espetáculos, dramaturgia coletiva, direção de Eraldo Maia e Co-direção de Elielson Pacheco. Em 2010, estreou os espetáculos A cidade substituída, no qual exerce a função de diretor, e Sol sanguíneo, na função de ator, ambos pelo Grupo Indigentes de Teatro; e O diário da bruxa, no qual atua e assina o texto do espetáculo, pelo Grupo Proposta de Teatro.


No ano de 2005, passou a ocupar o cargo de Coordenador de Artes Cênicas da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e à frente desta pasta assinou textos teatrais do espetáculo Eu Teresino (2005 – direção de Ruidglan Barros); co-dirigiu e assinou textos do espetáculo Opereta da cidade amada – Teresina sol e luz  (2006 – direção de Afonso Lima); e co-dirigiu e atuou no espetáculo A festa encantada na Chapada do Corisco (2007 – texto e direção de Adalmir Miranda).  A partir de julho de 2010, passou a exercer o cargo de Gerente de Promoção Cultural da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.
Nestes 15 anos de profissão na área do teatro, Vitorino Rodrigues  recebeu indicações para o prêmio de Melhor Ator (espetáculo Barrela) nos festivais de Guaramiranga-Ce e Isnard Azevedo (Florianópolis-SC), ambos em 2004; recebeu, juntamente com todo e elenco do Barrela, o prêmio de Melhor Conjunto de Atores em Blumenau-SC (2004), no ano de 2008, foi premiado na categoria Melhor Ator com o espetáculo Um brasileiro no céu (Grupo Proposta de Teatro) em Floriano-Pi; e foi premiado como Melhor Ator do I Festival de Teatro de Horizonte – CE, em 2011,  pelo espetáculo “17 minutos antes de você”


Na área da Literatura, foi premiado com Medalha de Prata com a poesia Perambulando, pela Revista Brasília, no ano de 1992; e recebeu menção honrosa com a poesia Humores, rumores no I Concurso de Poesias de Colatina Audífax Amorim, no ano de 2005.


Blog de Vitorino Rodrigues: http://www.vitorinorodrigues.com/perfil.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário